12.5.09

Série Balanchine (1)

A partir de hoje, começamos uma série de postagens que vão apresentar trilhas de balés criados por um dos coreógrafos que melhor soube utilizar a música: o russo George Balanchine (1904-1983), erradicado nos EUA e "pai" do New York City Ballet. Quem prestar atenção em seus trabalhos vai perceber como os seus passos estão imbricados umbilicalmente com a música. Dá gosto ver os bailarinos dele se transformando na própria partitura. Por isso, vamos oferecer uma série de composições que inspiraram o coreógrafo e que, independente da coreografia, conseguem nos emocionar. Vale lembrar que as coreografias dele não são de domínio público. Aliás, por trás delas, está um dos mais organizados esquemas de proteção de direito artístico, a The George Balanchine Trust. Essa foi a instituição criada para fiscalizar ostensivamente a reprodução da obra dele por todo o mundo. É por isso que é tão difícil encontrar obras do coreógrafo no YouTube, por exemplo. Entre as suas atribuições está a de sair à caça de qualquer vídeo com o trabalho de Balanchine e pedir a sua retirada da internet como forma de proteger o legado dele. Por isso, muitas vezes, é difícil ter acesso a essas coreografias. Por outro lado, a maioria das músicas utilizadas por Balanchine são de domínio público e são elas que apresentaremos aqui. Neste primeiro post, colocamos à disposição a trilha de Theme and Variations, composta por Tchaikovsky e apresentada pela primeira vez em forma de coreografia em 1947. O ballet, que não tem enredo, é de uma elegância sem fim e é marcado por uma seqüência de "polonesa" realizada por um mundaréu de casais, trazendo à lembrança os grandes balés clássicos de repertório do século XIX. A música emociona por si só e é figura fácil em CDs de aulas.

Theme and Variations (Tchaikovsky) - Download (36,96 MB)

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